Notas Aplicativas Computer Solutions 05/05/99:
Autor: Arnaldo M. Mefano

 

USB: Universal Serial Bus:

 


Normalmente a adição de periféricos ao sistema era uma tarefa cheia de obstáculos, com vários problemas a serem resolvidos. Alguns periféricos requeriam o uso de placa de interface no sistema. Ao plugarmos a placa fornecida pelo fabricante do periférico, muitas vezes eramos surpreendidos por situações de conflito, nem sempre fáceis de resolver. Outras vezes, o novo periférico funcionava sem problemas, porém outros dispositivos do sistema que nunca tinham sido problemáticos paravam de funcionar.

Verificavamos então os conflitos existentes, de interrupção, endereço de memória, DMA , etc. Os dispositivos tipo plug-and-play se usados com o sistema Windows 95 ou superior eram configurados automaticamente pelo sistema, nem sempre com sucesso, porém na grande maioria das vezes funcionavam sem problemas.

Com o uso da interface PCI disponibilizada através de conectores apropriados na placa mãe, minimizou os problemas de conflitos.

O uso então da interface USB, com o sistema Windows 95 versão OSR-2 ou superior (que já suportam a interface USB) tornou-se uma ferramenta prática, fácil e rápida de instalar um novo periférico no sistema, sem os velhos problemas de conflitos.

É conveniente mencionar que o Windows 95 OSR-2 oferece um suporte limitado para a interface USB. Já o Windows 98, com suas três classes de drivers para suporte a interface USB, proporciona a ferramenta ideal a esta tecnologia.

 

A Conexão USB:

A conexão do periférico USB ao sistema é  relativamente simples. O primeiro passo e' a certificação da existência de interface USB no sistema e a verificação se a mesma foi instalada no sistema. Para isto, devemos verificar em "Painel de Controle" / "Sistema"  a existênca da descrição do dispositivo na lista de dispositivos instalados. Verifique em suas "Propriedades" se o dispositivo disponibiliza o controlador universal USB e seu Host Controller.

Se seu sistema não possui interface USB, procure no mercado as placas conversoras que disponibilizam esta porta e que são conectadas na interface PCI do sistema, através de seus conectores na placa mãe.

O Windows 98 deteta automaticamente a presença da interface USB, realizando automaticamente sua instalação. Já o sistema Windows 95 OSR-2 nem sempre reconhece a interface e carrega o suporte a esta interface (neste caso ele não aparecerá como dispositivo disponível do sistema). Se este é  seu caso, rode o aplicativo usbsupp.exe que está disponível no Cd de instalacao do Windows 95 OSR-2 na pasta "Other/Usb" .

Após esta etapa, a instalaçào do periférico tipo USB e' rápida, sendo necessário apenas a conexão de seu conector USB no conector USB do sistema. Esta operaçào pode ser realizada com o sistema ligado e o Sistema Operacional carregado. Inicialmente, por alguns momentos aparecerá uma mensagem na tela indicando "Hardware desconhecido detetado" . Aguarde que logo o sistema reconhecerá seu periférico.

Software específico de seu periférico poderá ser solicitado (normalmente ele é disponibilizado através de CD ou meio magnético que acompanha o produto).

Outras facilidades que o ajudarão estão descritas asseguir:

 

HUB USB: Ajuda necessária:

Apenas duas portas USB estão disponíveis no sistema. Como ligar então vários dispositivos na  mesma porta? Esta é  a função do HUB USB, dispositivo simples e não muito caro que permite a ligação de vários dispositivos simultaneamente tendo também como função o seu gerenciamento.

Além de facilitar o gerenciamento dos dispositivos tipo USB pelo sistema, o uso de HUB previnirá problemas caso algum dispositivo "saia do ar"   que poderia afetar os outros periféricos. Assim, o HUB ficará ligado a porta USB do sistema, e todos os dispositovos estarão conectados a HUB.

Outra grande vantagem do uso do HUB, é sua capacidade própria de fornecer a corrente de até 500ma por porta, necessária ao periférico conectado a ele. Atenção que nem todos os HUB's possuem capacidade de fornecimento de corrente de 500ma por porta. Perte atenção também a caracteristica do HUB de permitir o chaveamento independente por porta. Esta facilidade previnirá que um periférico  com problemas afete outros dispositivos .

 

Outros:


Copyright© 1997, 1998, 1999  Computer Solutions. All Rights Reserved
Computer Solutions
Av. das Américas 2901 - Sala: 405 - Rio de Janeiro - RJ - 22631-002
Tel: (021) 439-7353 / 439-7265 / 9988-1406
Email: csolutions@pobox.com
http://www.csolutions.com.br